- Área: 592 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sigurgeir Sigurgeirsson
-
Fabricantes: Bega, GIRA, Modular Lighting Instruments
Descrição enviada pela equipe de projeto. B14 é uma residência unifamiliar na periferia da cidade, ao sul de um antigo bairro. Ela está limitada por um campo e possui vistas para a cordilheira de Bláfjöll. Construída no terreno da antiga casa do cliente, a fundação de concreto foi reaproveitada. Todos os demais materiais foram classificados durante o processo de demolição e foram reciclados.
O terreno é trapezoidal, estreito no lado norte e largo no sul. Esta simples geometria foi o que gerou a cobertura dobrada, como um leque, que passou a ser fundamental para o desenho.
Dentro da casa, os espaços menores e íntimos, como dormitórios, banheiros e lavandeira, estão situados ao norte sob uma série de coberturas inclinadas. Os espaços familiares e de trabalho estão no coração do edifício e ao longo da fachada sul. Sob um teto suavemente ondulado, está a sala de estar, o refeitório e a cozinha com lareiras abertas em cada extremo. Paralelamente a estes espaços está a garagem iluminada de forma zenital e o hall de entrada com galeria que é o único espaço pintado de branco da casa. Nos outros setores, a paleta é principalmente de concreto moldado no local, madeira e vigas de aço. As superfícies especiais são de granito negro polido, mármores calacatta, arabescato e nero marquina. Escavado na profundidade do térreo, está a escada de basalto iluminada por uma claraboia única, a qual leva até um ateliê e loja.
A residência está no final de um cul-de-sac que termina no concreto liso do pátio de entrada. A forma dominante é a cobertura invertida da garagem posicionada sobre uma longa parede de cobre que oculta tanto a própria garagem quanto a porta de entrada principal. As paredes exteriores são do mesmo concreto feito in situ que o interior, com exceção de alguns planos de basalto. O teto é coberto com grama silvestre e urze, e a água da chuva goteja nos canais abertos de cobre que correm entre os beiras do norte.
Todas as janelas e carpintaria de portas são feitas sob a medida de pesadas seções de madeira. Os banheiros estão cobertos com persianas horizontais de cobre e as janelas de altura completa da fachada sul estão sombreadas por uma generosa marquise. Duas grandes portas de correr unem a cozinha e sala de jantar com este espaço externo protegido e com vista sobre o campo.
A antiga moradia possuía um rico jardim que foi conservado o máximo possível. As falhas na vegetação foram cobertas com plantas realocadas do jardim original e novas espécies para equilibrar a variedade e a escala da flora. As áreas pavimentadas foram feitas com placas irregulares de grandes rochas de basalto. O espaço entre as pedras incentivará o crescimento de delicados musgos e líquens.
Descrição do produto. A residência está feita, principalmente, com concreto e madeira, além do telhado-jardim.
Antigamente, eram usados vários tipos de madeira, principalmente troncos que chegavam até a costa. As tradicionais casas da Islândia foram feitas desta mesma madeira.